quinta-feira, 16 de outubro de 2008

GERADORES...


Fotografia: Baluka Brazão


Após a leitura da extensa entrevista conjunta do nosso Prime e do Ex-Prime, ficou-me a sensação de que tudo o que se passa por cá e que tem dificultado a vida do nativo destas ilhas, está devidamente identificado e que está-se a dar os paços certos no sentido de rectificar as decisões políticas menos acertadas que nos puseram nesta situação. Afinal Cabo Verde continua a ser um país seguro e atractivo para o negócio, apesar das várias notícias que têm sido trazidas a público sobre essas questões de importância vital para o desenvolvimento económico di nôs Tera.
Sem dúvidas que é bom termos um Prime que gosta de poesia e que por isso sonha e tem capacidade de ver um pouco mais além do que o comum dos políticos. E, na verdade, o que mais se tem feito nos últimos tempos em cabo verde, são obras de infra-estruturação. Essa política virada para a criação de condições físicas para que o país possa ter melhores oportunidades de crescimento económico, fez com que por algum tempo, algumas questões de ordem social, tenham sido relegadas para segundo plano. Questões como a segurança, as condições para que os jovens pudessem ter oportunidades de formação e de acesso ao emprego, e ainda reformas que produzissem uma justiça mais célere só agora estão a ser alvo de um tratamento mais consentâneo.
Quem tiver paciência para ler todo o texto da entrevista, ficará com uma ideia de que apesar dos problemas com maior ou menor relevância para o futuro do país, os nossos políticos serão capazes de apresentar soluções para resolvê-los da melhor forma, apesar das discussões a que assistimos de tempos em tempos na Assembleia Nacional!
O discurso digere-se muito bem mas para quem ouve de fontes credíveis que para resolver os problemas da Electra a curto prazo serão necessários investir entre 250 a 500 milhões de euros… e é bom que se entenda que neste momento essa empresa está a racionalizar a distribuição de energia porque não tem dinheiro para pagar aos fornecedores de combustível, que tem uma rede de fornecimento obsoleta, e que não consegue cobrar as suas dívidas, e que não consegue controlar o roubo de energia, etc, etc, etc…
O melhor mesmo é pensar em investir na venda de geradores de energia eléctrica, pois por mais um bom período de tempo será concerteza um bom negócio. Infelizmente lá teremos que continuar a sofrer com a poluição sonora e ambiental e com as taxas que vão aparecendo como “bardolega na tempo txuba”.

Sem comentários:

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue