domingo, 6 de setembro de 2009

DOMINGO... PASSADO!

Domingo, acordo subressaltado com marteladas consecutivas na parede contígua ao meu quarto de dormir. É assim no apartamento onde vivo em Achada Stº. António, no prédio que fica colado aos escritórios da representação da União Europeia. Como trabalham durante a semana, para não incomodar os seus funcionários que certamente estarão a descansar em suas casas ao domingo, aproveitam para fazer obras de remodelação no prédio de escritórios sem se preocuparem com os vizinhos. Mas também, parece que ninguém se preocupa: nem os responsáveis pela representação, nem os vizinhos. Parece até que todos acabam por se habituar a esta falta de civismo. O mínimo desejável para este tipo de situações que se repete várias vezes por ano, seria avisar à vizinhança que em determinado fim-de-semana se iria efectuar obras no edifício. Afinal, existem determinadas regras que se devem respeitar quando se vive em sociedade. Mas, pensando bem, não vale a pena estar a incomodar tanta gente só para os precaver que durante o fim de semana irão despertar com algumas marteladas a ecoar pela casa dentro.
Eu que gosto de sair ao fim- de- semana para tomar umas cervejas com os amigos e deitar conversa fora, por isso, por vezes dou-me muito mal com tal despertar, principalmente, quando por azar, as marteladas são encomendadas para um sábado de manhã. Ou então, quando estou a chegar de uma das minhas muitas viagens de serviço e preciso mesmo de descansar. Se vivesse num país da UE, ou então nos EUA, Chamava a polícia, e de certeza que eles viriam prontamente repôr a ordem. Eles com a sua mania de fazer respeitar os direitos fundamentais de cada filho de parida e a tal estória da constituição!
Uma vez, até saí ao terraço e pedi que parassem. Eles fingiram que levavam em consideração o meu pedido, e passado alguns minutos, lá voltaram as marteladas numa toada mais mansa. Mas como já estamos todos habituados, uns a faltar ao respeito e outros a serem desrespeitados, já ninguém se incomoda. Ainda mais, quando a falta de respeito parte de uma instituição tão nobre como a representação da UE. Para quê estar a arranjar chatices por causa de umas marteladas a ecoar dentro das nossas cabeças quando nós só queremos ficar mais uns minutos na cama? Deus ajuda a quem madruga... lembras-te?
O diabo é que começa sempre por volta das 9 da manhã... passadas algumas horas, volta o silêncio e podemos voltar para a cama, mas já não nos apetece.
De vez em quando, acordo assim, no prédio onde vivo. E é sempre ao Domingo, quando não é ao sábado.

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue