sexta-feira, 16 de maio de 2008

FORA DE CONTRÔLE

A notícia entra-nos peito a dentro e fere-nos de morte. As imagens chocam-nos. Uma criança acaba de nascer e é estrangulada e atirada a um contentor de lixo, como se de um objecto descartável se tratasse. Do outro lado da cidade, uma outra criança de apenas quatro anos é espancada pelo próprio pai até á morte.

Estamos em tempo de campanhas autárquicas e procura-se soluções para uma Praia cada vez maior, mas não obrigatoriamente melhor. A cidade cresce desordenada: junto à orla marítima as mansões, as propostas de apartamentos de alto standing … nas ribeiras, os bairros de habitações clandestinas em chapas de lata, madeira, blocos e betão, e de tudo o que estiver mais á mão. Procura-se um espaço, um teto, algo que ajude a proteger do sol, da geada, da pouca chuva que por vezes cai. Criam-se labirintos por onde grassa a miséria, a falta de dignidade, a imundice… não existe ligação á rede de esgotos nem água canalizada. A luz é roubada á ELECTRA, vendida muitas vezes por alguns funcionários menos sérios, porque esses valores vão-se perdendo, com os vários exemplos que vamos assistindo no dia-a-dia e a falta de resposta das autoridades políticas. Os discursos que deviam ser de esperança, são quase sempre ocos e retratam os males da cidade. A criança foi espancada pelo pai que só foi denunciado quando já era tarde demais.

As pessoas vão aos poucos fechando-se nas suas casas, nos seus casulos, nos seus umbigos. Fazem de conta que não vêm, não ouvem, e por isso não falam do que se passa á sua volta: da criança a quem é tirada a vida, do jovem a quem não é dada a oportunidade de viver, do adulto que sofre para sobreviver, porque todas as regras são rompidas e já ninguém controla nada; nem os próprios nervos, que podem levar um pai a espancar uma filha até á morte… nem o desespero que leva uma mãe a sufocar o seu próprio filho recém-nascido e atirá-lo para um contentor de lixo, ninguém!

Baluka Brazão

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue