quinta-feira, 22 de outubro de 2009

DICOTOMIA

Em 1975, com o advento da independência nacional, e em tempos em que a revolução estava ainda muito presente, as opiniões, mesmo não sendo públicas, passaram a ter uma forte conotação partidária: ou se era a favor da independência e consequentemente a favor das políticas e ideias do PAIGC, ou então, era-se contra a independência e consequentemente contra a ideologia do partido da independência. Não havia lugar ao exercício da opinião pessoal livre e por isso o exercício da cidadania acabava por ser extremamente limitado.
Em 1991 passou-se ao bipartidarismo e as opiniões passaram a ser, ou a favor do PAICV e contra o MPD, ou a favor do MPD e contra o PAICV.
Quando se pensava que haveria lugar para a opinião pessoal livre e independente, passou-se a colar a opinião, mesmo em tempos da tão propalada Democracia conquistada, aos dois maiores partidos com assento parlamentar e voltou a dividir-se a sociedade em dois, com todas as repercussões que essa divisão ainda hoje acarreta.
Quando opinamos, ou somos a favor do partido da situação, ou então, somos contra. Se somos a favor deste, somos contra o outro, o da oposição, e se formos contra, seremos portanto a favor daquele. Gera-se com isso uma grande confusão e não se entende que o mais importante é conseguir trazer a publico ideias que possam ajudar a tornar a nossa sociedade numa sociedade mais justa. Infelizmente, até os media que deviam ter o papel de defender ideias que levassem a evolução da sociedade e servisse de voz para os mais fracos – o tal quarto Poder - também entraram no jogo e, são uns a favor e outros contra, ninguém está isento.
Esta ideia instituída de que quando alguém opina sobre determinada matéria está automaticamente a defender determinados interesses partidários, leva a que muita gente que poderia dar um contributo valioso para se conseguir atingir outros patamares de desenvolvimento humano em Cabo Verde, simplesmente se abstenha. E assim, continuamos neste jogo do gato e do rato, onde cada um pretende mostrar mais serviço que o outro, agindo sempre de forma calculista, pensando em poder arrecadar cada vez mais e melhores dividendos pessoais. E com isto tudo quem se lixa é o “mexilhão”!

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue