domingo, 25 de dezembro de 2011

CIZE

CESÁRIA ÉVORA

Por estes dias assitimos a todo o tipo de mensagem de condolências e de enaltecimento daquela que foi, até então, a maior figura da cultura cabo-verdiana, pela forma como consegui levar o nome e a alma de Cabo Verde aos mais recônditos lugares deste mundo. Em muitos países, ainda, a única referência que têm sobre Cabo Verde é o nome, a pessoa e a música que Cize transportou com a sua voz melodiosa e encantadora. Cesária Évora, no dizer de Vasco Martins, entre outras qualidades, tinha uma capacidade de afinação musical excepcional. Mas a meu ver, para além desse seu dom musical, o que mais se destacava em Cize, era a sua simplicidade e generosidade perante a fama que alcançou, o seu discurso sempre muito natural e autêntico. Não buscava respostas nem discursos elaborados, respondia às perguntas que lhe eram postas com respostas que demonstravam um profundo conhecimento das agruras da vida sem se mostrar minimamente afectada com o deslumbramento da fama que se reflectia constantemente nos seus interlocutores. Não aceitava qualquer tipo de comparações com outras figuras famosas do mundo do espectáculo: dizia admirá-las pela sua obra mas mantinha sempre os seus pés descalços em terra firme ainda que muitas vezes colocada nas nuvens. Ela era e seria sempre "CESÁRIA ÉVORA". Cantava por prazer e isso para ela era fundamental. Dizia ser agradável saber que as pessoas a admiravam e apreciavam o seu modo de cantar o destino deste povo, a alma deste povo sofredor. Dava-lhe especial prazer saber que podia assim contribuir para a felicidade dos seus admiradores. Aliás, esse parecia ser uma das grandes preocupações de Cize, poder partilhar com os outros o sucesso que conseguiu alcançar não obstante as dificuldades por que passou durante um largo período da sua vida. Para ela o sucesso era uma dádiva que devia ser partilhada de todas as formas possíveis para ajudar os outros,a serem, também eles, minimamente felizes.
Conta-se que quando passava por Lisboa, Cize fazia questão de pedir que lhe trocassem algumas notas de 10 e 20 euros que levava num saco de compras de supermercado para distribuir ás famílias de cabo-verdianos que viviam com dificuldades nos bairros sociais da capital portuguesa. Também em Mindelo, sua cidade natal, Cize era conhecida por estar sempre preocupada em ajudar os mais necessitados.
É esta faceta genuinamente humana de Cize que a torna uma figura incontornável e insubestituível. Portanto, quando se fala de possíveis sucessoras para a Cesária Évora, só se poderá estar a falar da probalidade de vir a aparecer dentro do roll de artistas cabo-verdianos contemporâneos, alguém que pelo seu talento, possa vir a ter um percurso artístico que, de alguma forma, o faça aproximar-se, em termos de respeito e admiração, do que Cesária Évora conseguiu.
A morte de Cize conseguiu surpreender a nação porque nunca em vida, em Cabo Verde, terá merecido a manifestação de respeito e admiração que foi demonstrada na hora da sua despedida derradeira. Afinal, também em Cabo Verde, Cize tinha muitos admiradores secretos que só se vieram a revelar como tal no momento da sua morte.
Outra surpresa que o passamento de Cesária Évora nos trouxe foi o desfilar de mornas e coladeiras na nossa rádio nacional que normalmente tem outro tipo de alinhamento musical. Espero que essa seja uma opção a ter em conta não só nos momentos de dizer adeus aos nossos artistas de renome em reconhecimento póstumo à sua obra, mas que que seja uma opção de divulgação da nossa cultura, da nossa música e dos seus melhores intérpretes. É que para além do lado comercial, a nossa rádio nacional, tem por dever, ajudar na divulgação e preservação dos valores que enformam a nossa cultura.
Sim, Cabo Verde fica mais pobre com o desaparecimento físico de Cesária Évora! Mas, o legado que nos é deixado, em termos de valores humanos, culturais e artísticos, é enorme. É por isso preciso que saibamos respeitá-lo e preservá-lo.
A minha vénia a esta Senhora que se consagrou como sendo uma das maiores figuras da cultura e da música cabo-verdiana. Cesária Évora!

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue