quarta-feira, 16 de setembro de 2009

NOVOS TEMPOS, VELHOS DISCURSOS


José Maria Neves apresentou-se no último fim-de-semana como candidato à sua própria sucessão na liderança do PAICV. Como promessa eleitoral trouxe a implementação do 13º mês, em termos de benefícios salariais e, a introdução do salário mínimo nacional. Como disse, e muito bem, o Dr. Corsino Tolentino, no programa Visão Global da RTCV, é preciso que se explique aonde se irá buscar as receitas para se atribuir aos funcionários da função pública, tal regalia. Porque senão, isso não passará de mais uma promessa de campanha eleitoral que será esquecida mal se consiga o objectivo de ganhar as eleições que se avizinham. Por outro lado, num país onde as estatísticas afirmam que 37% dos jovens estão desempregados, estabelecer um salário mínimo, poderá ter um efeito de aumentar esses números, apesar de garantir o salário mínimo que as empresas e famílias terão de pagar pelos serviços que lhes sejam prestados. É que a crise ainda está muito presente e, essa medida, irá aumentar a responsabilidades das empresas na hora de contratar novos empregados e, em muitos casos, aumentar as despesas correntes dessas empresas. Por exemplo, as camadas mais desfavorecidas da população que recorrem às funções de empregadas domésticas como forma de sobrevivência, poderão vir a engrossar os números estatísticos de desempregados, com a obrigação das famílias passarem a ter que pagar um salário mínimo estipulado por lei. Ou então, no mínimo, isso irá fazer aumentar a situação de empregos precários, um efeito contrário ao desejado com a implementação desta norma.
Este tipo de promessas que vão no sentido de incrementar os direitos dos trabalhadores, podem ser conotadas com demagogia política, principalmente quando lançadas nesta fase da legislatura. E poderá ainda ser confundida com alguma falta de ideias para dar continuidade ao o que até agora se fez e a busca de soluções para os problemas de cariz social que se tornam cada vez mais evidentes nos principais centros urbanos do país.
Por isso, não deixa de ser preocupante que, estas sejam as propostas eleitorais do partido da situação, e que do outro lado, a oposição defenda o aumento de tarifas para o consumo de água e energia eléctrica, em vez de falar em propostas que tornem mais eficientes a distribuição destes bens de necessidade, podendo assim adequar-se os preços desses bens e serviços, ao rendimento das famílias cabo-verdianas.

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue