domingo, 9 de agosto de 2009

Discurso Indirecto


Num destes dias, enquanto revisitava os discursos desta nova vaga de músicos cabo-verdianos que têm feito enorme sucesso, principalmente, além fronteiras, lembrei-me das enumeras críticas lançadas contra a Mayra, após a chegada do seu primeiro álbum. A maior parte referia-se ao facto de a música da Mayra ter fortes influências da música brasileira. Sobre essa questão, Mayra terá dito numa das suas muitas entrevistas, que esse seu estilo, tinha tomado essa forma, porque durante a sua formação musical, desde muito nova, a música brasileira esteve sempre muito presente. Sendo filha de pais cabo-verdianos, ainda que nascida em Cuba e viajada por vários países da Europa como de África, é natural que a música brasileira tenha influenciado a música de Mayra, porque a bossa nova, o samba e outros ritmos desse país irmão, são presença assídua, na maior parte dos lares crioulos, para além de ser evidente, a influência deixada, na forma como hoje se toca, por exemplo, a coladeira. Porém, devo acrescentar que para além desses factores, no caso da Mayra, pesa muito o facto de ter no seu grupo de músicos, um excelente percussionista brasileiro chamado José Luís Nascimento.
Nestas coisas de conversas musicadas, lembro-me ainda de um desses encontros com Djô da Silva, na altura em que o Tcheka estava a gravar o seu primeiro disco para este produtor, em que ele dizia que lhe tinha sido feito uma proposta para produzir o CD inaugural da Mayra… na verdade, o que ele dizia, era que lhe queriam impingir a Mayra, mas que ele não estava interessado no estilo dela.
Olhando para o percurso que a Mayra tem feito e o facto de estar a gravar para a SONY, a esta altura, parece-me que Djô da Silva deve estar bem arrependido de ter recusado a dita proposta. Para além disso, é bom que se ponha a pau, porque depois de ouvir a faixa nº 6 do novo álbum de Mayra, fiquei com a impressão que ela começa a querer chamar a si parte dos apaixonados pela voz de Cesária Évora. Um mercado muito apetitoso, diga-se!

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue