terça-feira, 20 de outubro de 2009

NHA SENTIMENTO


“Nha Sentimento”, o novo álbum de originais de Cesária Évora, chega ao mercado discográfico no próximo dia 26 de Outubro.

Gravado entre Mindelo e Paris (após o acidente vascular cerebral que a diva sofreu durante a sua digressão pela Austrália, em 2008), o disco, dedicado a mornas e coladeiras, inclui 14 inéditos.

Fonte: Palco Principal


Hoje a caminho do trabalho, passava na RDP, um programa de Nuno Sardinha, onde a convidada era a nossa Diva dos pés descalços, Cesária Évora. Ouvi dois temas do ultimo disco, Nha Sentimento e pareceu-me que a voz de Cize, neste ultimo registo, perdeu o brilho de outrora. Os versos pareceram-me cantados quase que em esforço e a uma nota só, com muito poucas variações do timbre melodioso da voz de Cize. Talvez isso se deva ao estado de saúde em que Cesária se encontrava no momento da gravação… ou talvez seja tão simplesmente o confirmar do processo de envelhecimento de Cize e do difícil e triunfante caminho percorrido até aqui.
Um amigo meu ligado a essas coisas, disse-me nessa altura, que Cesária terá ido para os stúdios de gravação, como forma dos seu produtor aproveitar o tempo em que ela não poderia estar a cumprir a programação da sua agenda de concertos!
A verdade é que, seja por essa razão ou por outra qualquer que se especule, o resultado não me pareceu nada positivo, mas, poderá ser também o fruto de uma nova viragem na carreira da Cize, um novo conceito musical, agora virado para os sons das cordas do Egipto e da Índia.
É certo que, a escuta de dois temas de um album não será suficiente para fazer uma análise aprofundada de todo um trabalho, mas também não é essa a minha pretensão. Tão só pretendo deixar aqui o sentimento que me assaltou ao ouvir estes dois temas - Vento de Sueste e Ligereza.

Texto:Baluka Brazão

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue