sexta-feira, 15 de abril de 2011

TEMPO DE VACAS E IDEIAS MAGRAS

Depois do espectáculo montado à volta do black out provocado por uma avaria na Electra,no dia do frente-a-frente televisivo entre José Maria Neves e Carlos Veiga, durante a campanha para as eleições legislativas, parece-me redundante estar a falar na enorme falta de respeito em que se tem traduzido a postura do governo e dos gestores desta empresa pública, perante os clientes, os cidadãos e os eleitores. 
Não me parece que os cem dias de estado de graça que devem ser concedidos ao governo após a sua tomada de posse justifique tal atitude perante o que tem acontecido. Principalmente, se levar-mos em conta, o argumento então utilizado para acusar publicamente de sabotagem dois técnicos dessa mesma empresa.
Se por um lado até se torna compreensível o aumento do tarifário relativo ao consumo de energia, pelo crescente aumento do preço dos combustíveis, nem sempre bem explicados, já não se entende a preocupação do responsável máximo da Electra em vir publicamente informar aos consumidores e clientes, que isso não irá implicar a exigência da prestação de uma melhor qualidade de serviço, tanto em termos de qualidade como de quantidade. Ou seja este senhor vem confirmar que o problema dessa empresa não é um problema de tesouraria mas claramente de incompetência a vários níveis e de uma total despreocupação em conseguir assegurar aos seus clientes um serviço com o mínimo de qualidade.
Neste ambiente pós eleitoral de subida galopante de preços influenciados pela constante subida de combustíveis, não vemos de que forma a nossa economia poderá vir a recuperar do estado em que se encontra. Uma vez que, tendo cada vez menor poder de compra, a tendência vai ser no sentido das famílias passarem a gastar só o necessário para sobreviver à crise, fazendo com que as empresas tenham cada vez menos rendimentos e o Estado arrecade cada vez menos impostos. Para colmatar este quadro desde já preocupante, isso irá influenciar negativamente os números pouco auspiciosos de empregos disponíveis nos próximos tempos. o que poderá significar mais instabilidade nas famílias mais vulneráveis e provávelmente, mais insegurança social e aumento da criminalidade juvenil.
Seria bom que quem toma decisões políticas que vão afectar a vida de todos neste país, pudesse ter em linha de conta práticas que ajudassem a resolver problemas tão graves como o desemprego e a falta de renda das famílias para sustentarem e educarem os seus filhos, pois, estes são, a meu ver, os problemas que acabam por estar na génese da maior parte das perturbações sociais com que hoje em dia a nossa sociedade se debate.
infelizmente a realidade é cruel e faz questão de nos demonstrar que as pessoas não vivem de poesia. Se é certo que nem só do pão vive o Homem, porém, sem ele, não consegue sobreviver!

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue