quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

UM POEMA DIFERENTE PARA O POVO DAS ILHAS

Depois de todos termos tomado conhecimento dos resultados finais respeitantes ás ultimas eleições legislativas, para além de se ter em atenção determinados factores que influenciaram claramente esses mesmos resultados, parece-me importante que os candidatos aos mais elevados cargos políticos deste país comecem a perceber que os jovens já não se deixam levar por discursos de paródia eleitoral nem fundados em promessas vãs de improvável concretização. É que apesar das várias criticas que se vem apontado ao nosso ensino superior, e das muitas limitações com que a maioria dos alunos chegam a essas instituições de ensino superior, a verdade é que não obstante a existência dessas e outras deficiências que devem ser cuidadosamente trabalhadas, não se pode ignorar que o nível de poder interpretativo dos discursos políticos entre os jovens terá melhorado considerávelmente.
Aí está portanto, a nosso ver, uma das grandes conquistas da ampliação espacial do acesso ao ensino superior em Cabo Verde: uma maior exigência em termos de qualidade, na elaboração dos discursos de campanha eleitoral, ainda que de momento, essa exigência seja apenas implícita e dedutível, através de uma leitura mais atenta do que foram os resultados do último pleito eleitoral.
É claro que o discurso virado para políticas de mandioca e alcatrão (parafraseando a Dra. Euridice Monteiro) ainda conseguem granjear um grande número de votos porque ligado á satisfação das necesidades mais básicas de uma população muito vulnerável em termos sociais. Porém, não nos parece ser despiciendo ter um discurso diferente para as camadas mais jovens, principalmente as residentes nos grandes centros urbanos.

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue