quarta-feira, 30 de abril de 2008

PRAIA E O NOSSO ORGULHO

Um dia destes, nestes dias de festas na cidade, estou eu tranquilo em casa a descansar, quando me entra pela casa a dentro, a voz do Filú, em comício de apresentação de candidatura para as eleições autárquicas, que se avizinham a passos largos. Não dei muita importância ao discurso de circunstância que me ia entrando pelas portas e janelas, ecoando por vezes mais clara e outras menos, conforme o vento ia soprando com mais ou menos força. Até que de repente, uma voz que depois vim a confirmar ser a de José Maria Neves, afirmou, mais coisa menos palavra: “Filú fez da cidade da Praia uma cidade da qual todos nós nos orgulhamos de viver nela”! Aí, eu que não estava a prestar atenção ao agregado de palavras que se iam soltando conforme as necessidades circunstanciais, assustei-me e pensei cá para mim: como poderá alguém orgulhar-se de viver numa cidade onde existem carências consideráveis em termos de fornecimento de água e energia eléctrica, onde a maior parte da população não tem ligação a um sistema de esgotos, onde a insegurança aumenta de dia para dia, onde a delinquência juvenil tornou-se quase incontrolável, etc, etc, etc… Não será tempo de se mudar o discurso demagogo feito com a única finalidade da se conseguir manter o poder a qualquer custo? Não será já tempo de se começar a pensar em estruturar a nossa cidade de forma que realmente nos possamos orgulhar dela, criando um plano director onde se inclua espaço para os que não têm dinheiro para estar a comprar os tão concorridos terrenos do Palmarejo possam ter terras para construir as suas casas de forma planificada em vez de se irem amontoando em bairros de construção clandestina, que depois servem para albergar toda a espécime de gente marginalizada que muitas vezes se socorre de todo género de criminalidade para ir sobrevivendo numa sociedade cada vez mais de mercado e menos preocupada com as questões sociais?

Eu gosto de viver na Praia por ser a cidade onde cresci e me fiz homem; onde tenho os meus amigos, onde sinto que posso contribuir de alguma forma para a tornar num sítio melhor para as gerações vindouras e muito dificilmente a trocaria por outra cidade. Mas tal como ela está, não tenho motivos para me sentir orgulhoso dela e por vezes chego até a sentir vergonha e sei que esse sentimento não é só meu! A coisa já chegou a tal ponto que não me parece que o próprio representante mor do PAICV acredite na afirmação que fez. E é nestas ocasiões, onde os políticos deviam trazer soluções para os problemas graves que enfrentamos que me sinto envergonhado, porque se limitam a atirar palavras ao vento, tentando convencer o povo de que tudo farão para melhorar a sua condição de vida, quando o que pretendem, é o voto para poderem manter as benesses do poder.

Fotografia e texto: Baluka Brazão

2 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Aí está uma coisa bem dita. Comuno da mesma opinião e chega o momento de dar um basta a essa gente que deseja o poder a qualquer custo, cagando no cidadão que tenta com muita dificuldade sobreviver nesta outrora menina do mar em processo de favelação por agentes municipais coruptos, incompetentes e com falta de vontade política.

Anónimo disse...

Eu também vou votar Ulisses! Vi e gostei do site e do programa apresentado! gostei do vídeo colocado pela candidatura dele no youtube, sobre a nova organização da Cidade da Praia. http://www.youtube.com/watch?v=hh2ZaAn83fc&eurl=http://www.ulissespresidente.com/

Assim dá para acreditar de facto que é possível termos uma nova cidade da praia!

A minha família é toda PAI, mas eu vou votar Ulisses!

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue