Passando os olhos pela revista Beax Arts - que trás um artigo e algumas fotografias de Bilbao, a capital do turismo cultural, que se vem desenvolvendo a golpes de arquitectura espectacular -, lembrei-me dos discursos inflamados sobre o turismo, que os nossos políticos fazem questão de repetir até acreditarmos que é verdade, e dessa mania do Filu, de comparar-nos, pretensiosamente, com essas grandes capitais.
Encontrei incríveis semelhanças com o discurso de Filu, acerca da nova era que pretende, em termos arquitectónicos, para a sua Menina do Atlântico.
Para quem visitou a feira das vaidades instalada na Praça Alexandre de Albuquerque - onde estiveram expostos vários projectos de construção civil de empresas privadas e escritórios de construção civil cá do burgo, numa clara tentativa de promoção, tanto do nosso responsável camarário, bem como dessas empresas e escritórios – certamente que terá ficado com a noção de que ambos (tanto Filu como essas empresas) pretendem iniciar esta nova era da cidade, lançando grandes obras de construção civil – que trarão grandes proventos aos principais promotores dessa exposição, quando a cidade sofre de graves falhas ao nível da infra-estruturação, que irão agravar-se com o aparecimento destes novos projectos.
As incríveis semelhanças que encontrei, relacionam-se com as críticas de que tem sido alvo o correspondente ao nosso Filu em Bilbao, que tem apostado para a sua cidade, naquilo que os seus críticos chamam de "Arquitectura-Marketing".
A linha de pensamento, parece ter fins idênticos, mas na prática, são duas realidades completamente distintas.
Filu, em vez de estar continuamente a falar da cidade com poesia, querendo fazer-nos crer que o que de mau existe na cidade tem pouco impacto nas nossas vidas, devia começar a olhar para a cidade com mais poesia, tentando melhorar o que está mal, para o que se construir no futuro, possa ser uma mais-valia para a cidade.
E já agora, aproveitando esta febre da comparação assente na construção civil, sugiro a construção do nosso Museu Guggenheim, já que o de Bilbao, é o responsável por cerca de 70% das viagens turísticas a essa capital.
Sem comentários:
Enviar um comentário