quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

VIOLÊNCIA COVARDE E GRATUITA

Na semana passada a comunicação social nacional noticiou pelo menos mais três mortes na cidade da Praia e uma no Mindelo, com fortes indícios de se tratar de casos de homicídio, consumados, todos eles, com armas brancas. Portanto, com actos em que houve contacto entre o agressor e a vítima, o que para mim, torna esse tipo de crime mais hediondo. Porém, não obstante os crimes contra a vida serem os mais graves, por afectar o bem mais precioso da nossa comunidade e dos Estados Liberais, chamou-me especial atenção, a notícia sobre o assalto e a agressão covarde e gratuita contra um pastor da Igreja do Nazareno na localidade de Bela Vista. Talvez até influenciado pelo facto de os crimes contra a vida virem sendo noticiados com alguma regularidade e pelos mais variados motivos, a notícia da agressão a esse Pastor, alertou-me para o facto de os criminosos não se contentarem com o espólio conseguido com o assalto mas fazerem questão de causar lesões corporais a um representante de uma instituição religiosa que normalmente serve de porto de abrigo ás famílias mais vulneráveis, tanto em termos psicológicos como em termos materias e por esse motivo, normalmente, goza de especial respeito por parte das populações.
A conjugação destes sinais deveria ser motivo de alarme para todos nós e de especial atenção da parte das autoridades policiais e do governo, pois que a qualquer momento poderemos ser nós, o cidadão anónimo, as vitimas desses meliantes que não respeitam minimamente a vida do próximo, nem tão pouco, as instituições que representam a proteção daqueles que vivem com todo o tipo de dificuldades. É que não se põe aqui a questão da disputa da liderança territoritorial pelos chamados grupos de THUGS, nem muito menos da aquisição de bens materiais para suprimir problemas financeiros. Trata-se de violência gratuita contra a integridade física das pessoas, muitas vezes, associado ao consumo de álcool e de drogas pesadas, de onde advém uma clara falta de controlo emocional dos agressores. Pura adrenalina e inversão dos valores que normalmente são passados para a sociedade através de instituições como a família, a escola e as representações religiosas.

1 comentário:

Luciana disse...

Já dizia Gandhi: "Seja a mudança que deseja ver no mundo".

Tudo começa a partir de nossas escolhas e de nossa vontade de mudar e melhorar o mundo! Se cada um fizer sua parte, nosso mundo será um lugar maravilhoso para viver; basta reencontrarmos a harmonia e respeitar o próximo - seja ele de que espécie for - fazendo o possível para deixarmos uma marca positiva neste planeta.

Visite meu blog:
http://veganistas.blogspot.com/
e conheça um pouco de meu trabalho.

Abraços e boa semana!

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue