sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

1 DE DEZEMBRO


1 de Dezembro de 08, os passeios do Platô, ou Riba Praia, como faz questão de se referir a esta zona da cidade o meu amigo Guido, foram devolvidas á cidade e a todos quantos por elas circulam por mil e uma razões. Não houve confusão como muitos gostariam, antes pelo contrário, deu-se início ao fim da confusão que era conseguir circular pelas principais ruas do Platô sem tropeçar em algum alguidar, chinelo, sutiã, ou até no cheiro fétido dos restos de vida que iam sendo largados um pouco por toda a parte a cada dia que findava. A Cidade serenava com o cair da noite e voltava a haver espaço para as pessoas circularem nos passeios, mas ficava o cheiro desagradável do caos instalado e pairava a insegurança. As mudanças têm que se processar de forma organizada e respeitando os direitos de todos. Tanto os direitos dos que circulam pela cidade que pretendem fazê-lo de forma agradável e segura como para os procuram o pão de cada dia. Criaram-se alternativas para estes últimos e devolveu-se os passeios à cidade. Porém ainda são visíveis, alguns resquícios do clima de impunidade que gerou a situação que agora se tenta debelar. Os trocadores de dinheiro que alimentam um mercado de vários vícios dissimulados em notas de moeda estrangeira continuam lá. Esperei uns dias para ver qual seriam as reacções a este gesto enorme de boa gestão municipal, mas os intelectuais de serviço estavam todos preocupados com a entrevista despreocupada do Hernani, que não disse nada que não pensasse ser a sua verdade e acima de tudo, a sua opinião e que com certeza, dizem muito do que é a postura deste músico, como músico e como pessoa.
Contudo, neste momento, é importante assinalar este pequeno gesto que pode significar imenso para a cidade que todos nós pretendemos que seja a capital do país. Bem haja.

Texto e Fotografia:Baluka Brazão

2 comentários:

João Branco disse...

Baluka, a medida tem uma parte negativa - não vais mais poder tirar fotos tão bonitas como essa que publicas neste post, muito bem escrito, por sinal. Abraço!

Sams disse...

É Baluka,

Tens toda a razão.
Eu, também me mostrei céptico a essa decisão da CMP, pois outros tinham ensaiado e morrido na praia.
Desta vez se concretizou e tenho que dar os meus parabéns a essa gestão camarária que cumpriu o prometido, coisa rara nos nossos dias.
Espero que seja o inicio de muita coisa positiva para a Praia.

Aquele abraço

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue