sábado, 19 de julho de 2008

SPIGA

Nhôs bai tudu so faxi, cumpra novo CD di Princesito! Tem um SPIGA pa kada kenha ki krê alimenta si alma ku simenti di palavra, ki ta fala di vida, di homi, dês mundo undi ki ta usadu poesia, pa fala di dor ku ligria.

Há daqueles dias em que nos insuflam o ego de tal forma que nos sentimos privilegiados! Há daquelas noites que os sons que ouvimos vão de encontro ao nosso pensar. Não só os sons da música mas, essencialmente, o som das palavras. Mas hoje eu vou falar apenas da música do primeiro disco que me foi oferecido nessa noite e deixar para depois, o segundo disco, porque cada um, por si só, enche-nos a alma.

SPIGA foi-me oferecido por Princezito e, foi como quando estamos famintos e um amigo nos oferece um prato de comida! O gesto desse nosso amigo conforta-nos; Mas quando tiramos a primeira garfada e começamos a apreciar o alimento que nos foi oferecido, então percebemos a verdadeira grandeza desse gesto.

SPIGA simboliza a nossa cultura alimentar e todos os processos que acompanham a confecção dos pratos á base do milho, que não pode faltar, nos momentos de festa. Este disco do Princezito simboliza um longo processo de pesquisa musical e rítmica do batuko e do finason que é-nos aqui apresentado num formato de expressão contemporânea. A mistura dos ritmos do Batuku e do finason, com o pop e os sons afro-cubanos, é perfeita; tão perfeita como a mistura do milho com os vários tipos de feijão, e os legumes que compõem um prato de cachupa. É como acordar pela manhã com o ritmo do pilon que prepara a farinha para o cuzcuz.

Nhôs bai tudo só faxi… obi novo CD di Princezito!


Foto: Baluka Brazão

Sem comentários:

Ta Sumara Tempo

A minha foto
Praia, Ilha de Santiago, Cape Verde

Jasmine Keith Jarret

Jasmine Keith Jarret

Arquivo do blogue